• R. Cônego Jerônimo Pimentel, 55
    Umarizal - Belém - Pará
  • (91) 4042-1015
    0800 008 0400

Guia de Preparo: Hepatite B - HBSAG

Sigla: HBSAG

Descrição: Detecta o antígeno HBsAg da Hepatite B no sangue, importante para diagnóstico e monitoramento da infecção.

Prazo: Detecta o antígeno HBsAg da Hepatite B no sangue, importante para diagnóstico e monitoramento da infecção.

Amostra: Soro

Recipiente: Tubo seco ou gel separador

Estabilidade : A amostra é estável por até 14 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.

Preparação: Preparo: Não é necessário jejum para a realização do exame.

Coleta: Para coletar amostra de sangue usando um tubo sem gel, tire a amostra, espere o sangue formar um coágulo, centrifugue para separar os componentes, retire o soro e armazene conforme as instruções do exame. Para coleta com tubo com gel separador, misture o sangue imediatamente após a coleta, deixe o tubo em pé em temperatura ambiente até formar o coágulo, centrifugue para obter o soro e armazene de acordo com as instruções do exame, evitando que o sangue se desmanche.

Rejeição: Amostra hemolisada; Amostra com lipemia; Amostra com fibrina; Amostra coagulada.

Interpretação: O agente causador da hepatite B é o vírus da Hepatite B (HBV). A transmissão do HBV se faz fundamentalmente através das vias parenteral e sexual. Durante a infecção, o HBV produz o antígeno de superfície da hepatite B (HBsAg), também conhecido como antígeno Austrália. 
A presença de HBsAg indica que o indivíduo pode transmitir o vírus e sua persistência é um marcador de cronicidade. O HBsAg pode ser detectado entre a primeira e a décima semana após a exposição ao vírus. O HBsAg persiste durante a fase aguda e desaparece tardiamente no período de convalescência. A persistência do HBsAg após 6 meses indica que o paciente é crônico

Voltar ao guia

botão whatsapp botão instagram